Espetáculos Para Crianças


A produção profissional de teatro, desenvolvida pela Céu Vermelho em parceria com a Companhia do Abração, está alicerçada sobre princípios da arte-educação e da criação coletiva, onde todos os profissionais envolvidos pesquisam sobre o assunto e estão cientes do papel que ocupam como formadores de opinião.

Os temas abordados nos seus espetáculos versam, preferencialmente, sobre alguma obra ou patrimônio cultural relevante. Os assuntos são estudados, discutidos e contextualizados no universo da criança.

A reflexão da importância do afeto e do amor, por meio de brincadeiras comuns à criança, tão escassas no universo “adulto”, é o objetivo da busca estética da Céu Vermelho e da Cia. do Abração, por um “teatro para todas as idades”. Um teatro que dialogue com o mais humano e sensível de cada um. Um teatro que se comunique com a criança que há de sobreviver, apesar da inexorabilidade do tempo.

Através da pedagogia do amor, a poesia está acompanhada da abstração e manipulação de objetos do cotidiano, método que o grupo encontrou de traduzi-la e conduzir o espectador ao universo lúdico da criança.

A escolha pela simplicidade estética de seus materiais, onde a magia é produzida em cena, primordialmente, pelos atores e independentemente de recursos técnicos requintados, existentes apenas em algumas salas de espetáculos, garante a viabilidade da difusão da obra-de-arte, proporcionando a sua real democratização.

Assim, a Céu Vermelho aposta na fusão do teatro com as formas animadas, a dança e a mímica, e acima de tudo, no teatro como instrumento transformador.


Para garantir a continuidade da pesquisa, com exercícios contínuos de revisitação das obras compostas e a geração de novos temas que desencadearão em obras inéditas, a partir de 2006, foi instituído, definitivamente, o Grupo de Encenação e Pesquisas da Cia. do Abração, na qual a Céu Vermelho participa, reunindo, um único elenco, para a atuação em todas os espetáculos que compõem o seu repertório. Este formato possibilita, além de uma maior integração e aprofundamento na linguagem, que o mesmo grupo possa levar mais de um espetáculo em sua bagagem, quando em viagem.
O grupo agrega, além dos atores, pesquisadores das áreas das artes cênicas, artes visuais, ciências sociais e da música, que dão o suporte teórico e prático para a pesquisa, em encontros diários. Tais profissionais trabalham, em sua maioria, desde a fundação da Céu Vermelho.
Outros artistas e pesquisadores convidados também permeiam o trabalho, pois o processo colaborativo de troca de pensamentos e experiências norteia os princípios e fundamentos da gênese criativa da Céu Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário